Concurso Bombeiros RJ: Veja como se inscrever para as 50 vagas de nível médio

Por: Vagas Abertas - Empregos, Notícias, Sine, Estágio e Aprendiz

Estão abertas desde o dia 25 de janeiro, as inscrições  para o concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A FGV, será a banca responsável pelo certame.

Os interessados têm até o dia 4 de março para se inscrever. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição também foi adiantado, e os pedidos já podem ser realizados no site da banca.

São oferecidas 50 vagas para a contratação imediata para o cargo de Cadete BM do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais, com salário de R$ 4.227,16 por mês. Do total de vagas, 35 são para ampla concorrência, 5 para cota de hipossuficiência e 10 para a cota de negros e indígenas.

Inscrição e requisitos

Os candidatos devem ter entre 18 e 32 anos e comprovar a conclusão do ensino médio. Entre os requisitos, também são exigidos a nacionalidade brasileira ou portuguesa, o cumprimento das obrigações militares e eleitorais e o pagamento da taxa de inscrição de R$ 64,99.

Os doadores de medula óssea, desempregados, membros de família de baixa renda ou inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. O preenchimento da ficha de inscrição e o pedido de isenção devem ser feitos pelo site da FGV.

Processo de seleção

O concurso terá prova objetiva, teste de aptidão física (TAF), inspeção de saúde e exame documental. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 21 de abril, e os candidatos aprovados serão convocados para o TAF, previsto para o dia 20 de maio.

A prova objetiva consistirá de 100 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês), Literatura, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. O candidato deverá obter, no mínimo, 50 pontos para ser considerado aprovado.

Para mais informações consulte o site da FGV.