Estratégias para lidar com a timidez no trabalho

Por: Vagas Abertas - Empregos, Notícias, Sine, Estágio e Aprendiz

Ter confiança no ambiente de trabalho é crucial para o desenvolvimento e aprimoramento da carreira, por isso, é importante saber como lidar com a timidez no trabalho. A timidez excessiva pode afetar a performance profissional de diversos modos e restrições de suas oportunidades de crescimento. Compreender a origem deste comportamento e buscar formas de enfrentá-lo pode fazer a diferença.

Saiba Mais

Por que combater a timidez é importante?

A timidez pode dificultar a exposição de ideias e opiniões, assim como a participação em reuniões e eventos de networking, tornando atingíveis as metas de profissionais que enfrentam essa questão. Além disso, a timidez pode ser um sinal de falta de confiança, por isso, o profissional pode hesitar em se candidatar a uma promoção ou a um cargo de maior responsabilidade. Portanto, habilidades de liderança, que são altamente valorizadas, podem ser prejudicadas pela timidez.

Como lidar efetivamente com a timidez?

Vencer a timidez no trabalho é um processo, que deve ser conduzido com paciência e sem auto cobranças excessivas. Aqui apresentamos algumas estratégias: 

1- Compreenda a origem da sua timidez

Entenda o que está por trás da sua timidez. Seja o medo de ser mal compreendido, a falta de autoconfiança ou falta de autoconhecimento, descubra a causa e comece a trabalhar em maneiras de superá-la.

Saiba Mais

2- Aprenda a se expressar de forma segura

Para algumas pessoas, se expressar pode ser um grande desafio. Uma boa estratégia pode ser começar escrevendo suas ideias e sentimentos, mesmo que inicialmente não compartilhe essas anotações com outras pessoas.

3- Preparação é fundamental

Antes de uma apresentação ou participação em uma reunião, invista tempo em pesquisar e se preparar. Saber o que você está falando pode conferir mais segurança e confiança na hora de se expressar.

4- Não tenha medo de pedir ajuda

Se sentir que está tendo dificuldades para lidar com a timidez, não hesite em buscar ajuda. Conversar com um amigo de trabalho de confiança ou um líder pode ser benéfico. O objetivo final não é necessariamente eliminar completamente a timidez - afinal, um certo nível de timidez é natural e humano. 

O mais importante é que a timidez não impeça suas contribuições no trabalho e não limite seu crescimento profissional. Aperfeiçoar sua comunicação e apresentar gradativamente suas opiniões pode são atitudes que podem ajudar no enfrentamento da timidez no ambiente profissional.

Saiba Mais