Não passou no SiSU? Veja outras 5 maneiras de entrar na universidade

Por: Vagas Abertas - Empregos, Notícias, Sine, Estágio e Aprendiz

O SiSU, promovido pelo Ministério da Educação, está com inscrições abertas. Para aqueles que não conseguirem uma vaga na primeira chamada, há como explorar outras possibilidades de ingressar no ensino superior.

Apesar da decepção inicial, é importante lembrar que ainda existem alternativas para aqueles que não foram selecionados nas duas primeiras opções de cursos. Uma delas é participar da lista de espera, possibilitando que os candidatos manifestem interesse em uma das vagas que ainda não foram preenchidas.

Para quem não conseguiu passar no SiSU, ainda existem outras opções para tentar uma vaga no ensino superior. Algumas delas são:

ProUni

É uma opção interessante, o programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino particulares para estudantes de baixa renda.

Fies

O Fundo possibilita o financiamento do curso em universidades particulares, com a possibilidade de pagamento após a conclusão do curso.

Vestibulares via Enem

Algumas instituições de ensino aceitam as notas do Enem como parte ou todo o processo de admissão, dispensando a necessidade de vestibulares próprios.

Vestibulares tradicionais

Muitas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, realizam vestibulares ao longo do ano, oferecendo mais uma possibilidade de entrada no ensino superior.

Estudar em Portugal utilizando a nota do Enem

Uma opção pouco conhecida, mas que vem ganhando popularidade entre os brasileiros, é a possibilidade de estudar em instituições de ensino superior em Portugal usando a nota do Enem. O MEC mantém acordos com diversas universidades portuguesas que possibilitam essa modalidade de ingresso.