O que acontece se eu faltar ao trabalho durante o Carnaval?

Por: Vagas Abertas - Empregos, Notícias, Sine, Estágio e Aprendiz

Muitos brasileiros se questionam sobre a legitimidade do Carnaval como feriado e se a falta ao trabalho durante esse período pode acarretar penalidades, incluindo a demissão.

O Carnaval, legalmente, não é considerado oficialmente um feriado nacional. Contudo, muitos estados e municípios o declaram como um feriado local ou ponto facultativo e os empregadores podem escolher liberar seus empregados durante a data. Mas, em contrapartida, eles não podem fazer descontos salariais sobre os dias que foram concedidos como folgas.

Vale esclarecer que esse definido ponto facultativo aplica-se especificamente aos servidores públicos de certas cidades e estados e não representa um feriado trabalhista oficial. A empresa também tem a opção de negociar com o empregado uma compensação para esses dias no mesmo mês. Caso haja um acordo de banco de horas instituído, a empresa pode conceder a folga e posteriormente compensar as horas.

Punições por faltas no Carnaval

Uma ausência injustificada do trabalhador durante o Carnaval poderá ser considerada falta, acarretando uma redução do salário, férias, cesta básica, entre outras coisas. O empregado que faltar pode também ser advertido ou suspenso, e no caso de conduta reiterada, pode até ser demitido por justa causa.