Quais informações não podem faltar no seu currículo?

Por: Vagas Abertas - Empregos, Notícias, Sine, Estágio e Aprendiz

Ter um currículo bem estruturado é crucial para quem almeja conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Além disso, trata-se do pontapé inicial para a disputa de uma vaga e pode deixar você um passo à frente dos demais candidatos.

Porém, muitos encontram dificuldades na hora de criar este documento, e tem dúvidas de quais informações são necessárias. Veja a seguir alguns dados indispensáveis em um currículo:

Informações pessoais: essas devem ser os primeiros dados a constar no CV. Como eles são bem importantes, faz sentido colocá-los em primeiro lugar para que os recrutadores conheçam quem passará pela avaliação. Nessa seção, então, é interessante colocar nome completo e a cidade onde mora, assim como informações de contato.

Objetivo: esse é um dos principais itens do que não pode faltar no documento. Ele precisa ser curto e direto, informando de forma concisa alguns detalhes, como as expectativas profissionais, bem como a área de atuação. .

Formação acadêmica: informar a formação acadêmica (curso técnico, superior, de extensão, entre outros) demonstra os conhecimentos que podem ser empregados nas diversas funções que implicam o cargo pretendido.

Histórico profissional: apresentar um histórico de experiências no mercado de trabalho é algo que fortalece a imagem do profissional. Neste caso, a sugestão é destacar o cargo exercido, todas as funções desenvolvidas dentro dele e o período em que permaneceu na posição.

Idiomas: o simples fato de conseguir se comunicar em um outro idioma já é um fator de destaque em qualquer CV. Por conta disso, é importante descrever quais competências linguísticas possui para que seja um diferencial.