Dicas

Por que devemos te contratar? Como responder

Quem participa de uma seleção de emprego tem como objetivo mostrar ao recrutador que trará mais qualidade à empresa. Apesar de o gestor conseguir avaliar isso observando o currículo, é comum que ele pergunte diretamente ao candidato o porquê ele deve ser contratado.

O intuito é analisar o que o profissional diz sobre si mesmo: o que ele pode oferecer, o grau de preparação, de assertividade, etc. Para acertar, o candidato tem de adaptar o discurso a cada empresa em vez de apostar em frases clássicas e que já foram ouvidas pelos recrutadores.

Pesquisar os valores morais da empresa

O site da maioria das empresas traz a área “Valores” são características que a sua presidência espera dos funcionários e dos gestores.  Com essa informação, é possível responder, por exemplo: “Porque eu valorizo o meu aperfeiçoamento como forma de ajudar a empresa a crescer” (no caso de um dos valores citados seja a qualificação do profissional). Se a um dos valores da empresa é a busca por inovação, o candidato pode dizer “Porque eu acredito na inovação deste mercado, assim como a empresa acredita”.

Experiência profissional como argumento

A maior parte dos recrutadores costuma ter preferência por funcionários experientes, principalmente quando eles estarão em funções com salário alto e grande importância. Dessa forma, quem tem bastante experiência no setor pode usar isso na resposta à pergunta “por que devemos te contratar?”.

Mencione a vontade de se desenvolver

Os recrutadores gostam de profissionais que estão sempre melhorando sua forma de trabalhar, inclusive porque isso ajuda muito a vencer a concorrência. Por isso, é muito positivo que o candidato mencione o fato de poder aprender ainda mais nesse cargo, além de colocar à disposição da empresa aquilo que já domina.

Cursos que tenham certificado

Para que a contratação seja benéfica para a empresa, o trabalhador tem de possuir os conhecimentos necessários e isso pode ser demonstrado pelos cursos feitos. Uma observação: é interessante ter cursos recentes para que o recrutador veja que o profissional está atento às atualizações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo