Dicas

Prorrogação pagamento do Simples Nacional 2020 – Como vai funcionar, novas datas

Com a intenção de dar suporte às empresas afetadas pela pandemia de Covid-19, o governo federal aumentou o prazo para que os empresários paguem o Simples Nacional 2020. O objetivo é reduzir gastos das empresas, que já estão com o lucro comprometido devido à quarentena de prevenção ao coronavirus.

A ideia é que a flexibilidade para pagamento do Simples Nacional ajude a evitar que as empresas “quebrem” ou que precisem dispensar seus funcionários, o que traria uma crise ainda maior para o Brasil.

O que é o Simples Nacional?

Para entender melhor essa medida emergencial, é necessário compreender do que se trata o Simples Nacional. Este diz respeito a um conjunto de impostos que todas as empresas têm de pagar mensalmente, com exceção do Micro Empreendedor Individual (MEI), que se submete a um sistema de tributação diferente.

Garantir que as empresas estarão com o pagamento do Simples Nacional em dia é uma forma de manter a “saúde” dessas empresas, permitindo que elas possam fazer empréstimos e continuem crescendo, coisa muito importante em um momento tão delicado.

Novas datas para o pagamento do Simples Nacional

O pagamento do Simples Nacional nesse “novo calendário” depende da data que tinha sido estabelecida previamente. Assim, a cobrança referente ao mês de março terá de ser paga até 20 de outubro, em vez de 20 de abril.

Já a cobrança do Simples Nacional referente a abril de 2020 terá de ser paga até 20 de novembro, em vez de 20 de maio. Por fim, a cobrança referente a junho terá de ser paga até 21 de dezembro, em vez de 22 de junho.

A expectativa é que as taxas do imposto voltem a ser cobradas nas suas datas normais. Contudo, é indispensável lembrar que o Simples Nacional de fevereiro não sofreu mudanças, ou seja, a empresa que ainda não o quitou precisa fazê-lo para não ser considerada inadimplente.

Para o empresário saber se o seu Simples Nacional tem pendências, basta consultar: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/aplicacoes.aspx?id=21.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo